Ontem (20) começou oficialmente o leilão da Warner Bros. Discovery, com Paramount, Comcast e Netflix na disputa pela empresa liderada por David Zaslav.
A Paramount, liderada pelo CEO David Ellison, é a única proponente que deseja adquirir todo o portfólio da WBD (Via The Hollywood Reporter).
A Warner segue interessada em seguir com o processo de cisão, se dividindo entre um núcleo de Estúdios e Streaming e outro só de canais de TV a cabo. A Comcast, que é proprietária da NBCUniversal, e a Netflix estão interessadas apenas nessa divisão de Estúdios e Streaming.
Parte considerável do mercado considera a Paramount como favorita, mas, ao contrário do que vinha sendo dito na imprensa norte-americana, David Ellison não tem carta branca para usar quanto quiser do dinheiro do seu pai, Larry Ellison, no negócio. O que é dito pelo New York Times é que ele tem fundos árabes na manga para caso precise esticar mais a corda.
Horas antes do leilão começar, David Zaslav fez uma reunião em sua casa, e demonstrou entusiasmo com a oferta da Netflix. Zaslav não tem poder de veto no leilão. Quem vai decidir o vencedor será o Conselho de Acionistas da WBD. Como CEO, no entanto, ele pode exercer a sua influência sobre os votantes.
Está claro que a grande preocupação de Zaslav não está no preço das ações, mas em garantir a sua permanência como CEO dos estúdios de cinema da Warner e da HBO Max.
