A novidade foi anunciada pelo CEO de publicidades e serviços web da Microsoft, Mikhail Parakhin, no X (antigo Twitter). "Após muito trabalho, o GPT-4 Turbo substituiu o GPT-4 no plano gratuito do Copilot. Os usuários Pro ainda podem escolher o modelo mais antigo, se preferirem", disse na publicação.
Segundo o executivo, o GPT-4 Turbo está habilitado em qualquer interação com o Copilot, seja no Modo Criativo ou Preciso. Assinantes do Copilot Pro podem optar pela versão antiga nas configurações do serviço.After quite some work, GPT4-Turbo replaced GPT-4 in the Copilot free tier. Pro users can still choose the older model, if prefer (there is a toggle).
— Mikhail Parakhin (@MParakhin) March 12, 2024
De forma geral, o GPT-4 Turbo é um aprimoramento direto ao GPT-4 padrão, possibilitando interações mais rápidas e interpretação de prompts mais complexos (até 128 mil tokens por vez). O modelo foi lançado em novembro de 2023 no primeiro evento da OpenAI para desenvolvedores.
GPT-4.5 Turbo vem aí?
O motivo da mudança na base do assistente Copilot não foi revelado, mas a principal suspeita é de que a Microsoft está preparando terreno para o possível GPT-4.5 Turbo. O novo modelo estaria em desenvolvimento pela OpenAI há alguns meses e seria exclusivo para assinantes do Copilot Pro.
Lançado em janeiro, o Copilot Pro é o pacote de assinatura da Microsoft voltado para o público geral que garante funções e vantagens exclusivas para pagantes. O serviço libera a integração com o assistente na suíte da Microsoft e permite "furar a fila" nas interações com o chatbot, acelerando o tempo de resposta.
Atualmente, o serviço custa R$ 110 por mês no Brasil. A plataforma pode ser utilizada por uma só pessoa.
Fontes: XDA Developers, Neowin
