quarta-feira, 17 de dezembro de 2025
‘Avatar 3’ usa fogo real em cena
“Avatar: Fogo e Cinzas”, terceiro capítulo da saga criada pelo cineasta James Cameron, faz sua tão aguardada estreia nos cinemas brasileiros amanhã.
Desde o seu início, em 2009, a franquia “Avatar” se consolidou como um importante marco para a inovação de efeitos visuais no cinema, sempre ultrapassando os limites da tecnologia, de forma a entregar experiências cinematográficas imersivas e viscerais.
Contudo, o impacto visual de um filme não depende apenas do digital, mas também da utilização de efeitos práticos, que continuam tendo um papel essencial na construção da produção. Isso fica evidente em “Avatar: Fogo e Cinzas”, que combinou tecnologia de ponta com soluções práticas para criar uma cena digna do título.
Em uma das sequências, a frota alada dos Wind Traders (‘Mercadores do Vento’, na tradução livre) é atacada pelos novos antagonistas da história, o Povo das Cinzas. Para dar vida ao confronto, a equipe optou por utilizar efeitos práticos sempre que possível, incluindo o uso de fogo real durante as filmagens.
Em entrevista recente à revista Empire, Garrett Warren, diretor de segunda unidade do filme, explicou que o objetivo era alcançar o máximo de realismo:
“Nós queríamos que as pessoas sentissem o calor”, revelou. “A sequência é uma mistura entre uma invasão de navios piratas com batalhas aéreas, com os ikran, criaturas aladas que andam pelos céus como jatos de combate”.
Para tornar isso possível, a produção investiu em estruturas físicas de grandes proporções. Réplicas da frota alada, feitas de alumínio e com cerca de 30 metros de comprimento, foram construídas, além de modelos práticos dos ikran, usado pelos dublês durante as cenas de ação.
Warren destacou que esse cuidado com o realismo é uma marca registrada do cineasta:
“Esse é o Jim Cameron, sabe? Não estamos fazendo coisas falsas”.
Prometendo ser o filme mais longa da franquia, “Avatar: Fogo e Cinzas” acompanha Jake (Sam Worthington), Neytiri (Zöe Saldanã) e sua família enfrentando o luto pelo falecimento de Neteyam, primogênito do casal, morto no filme anterior. As prévias ainda revelam membros da misteriosa Tribo das Cinzas, incluindo a sua líder, Varang (Oona Chaplin). Conforme o conflito no planeta aumenta, uma nova tensão moral começa a surgir.
Além de Worthington, Saldaña e Chaplin, o elenco do longa ainda conta com a presença de diversos talentos conhecidos, como Kate Wislet, Sigourney Weaver, Jemaine Clement e da vencedora do Oscar de Melhor Atriz, Michelle Yeoh.
