O WhatsApp está preparando um novo recurso que oferece aos usuários uma espécie de guia de boas práticas a serem seguidas dentro do aplicativo. De acordo com o site WABetaInfo, o objetivo da funcionalidade é ajudar a evitar violações que podem resultar na suspensão de contas.
As novas diretrizes devem oferecer orientações práticas e mais diretas do que as regras apresentadas nos Termos de Serviço do app, que muitas pessoas consideram confusas ou escritas em uma linguagem muito técnica. A expectativa da rede social da Meta é que essa nova abordagem reduza o número de infrações, especialmente aquelas cometidas por usuários comuns, mas que podem levar a plataforma a associá-los a comportamentos de spam.
Outro ponto é que, com explicações mais claras sobre o que é ou não permitido, o WhatsApp pode passar a suspender contas com maior frequência caso detecte violações.
Como deve funcionar o recurso
Segundo o WABetaInfo, o recurso em desenvolvimento deve apresentar uma tela com ações que não são permitidas durante o uso do app, ressaltando que os Termos de Serviço têm o objetivo de manter todos os usuários seguros. Esse aviso deve aparecer após a revogação de uma primeira suspensão da conta, oferecendo orientações para evitar um novo bloqueio. A plataforma apresenta neste espaço três principais ações consideradas violações das diretrizes:
1.Envio de mensagens em massa, com alerta para o compartilhamento de muitas mensagens rapidamente, especialmente para pessoas desconhecidas;
2.Uso de mensagens automatizadas ou criação de grupos com recursos de automação;
3.Envio de mensagens não solicitadas, em especial aquelas enviadas por listas de contato ou em grupos onde a maioria dosparticipantes não é conhecida.
O WhatsApp utiliza mecanismos automatizados de segurança para detectar contas com esses comportamentos associados a atividades prejudiciais e spam, o que exige uma análise mais criteriosa por parte da plataforma.
O guia de boas práticas ainda está em desenvolvimento e deve ser disponibilizado em atualizações futuras, mas não há previsão oficial de lançamento para os usuários.
Fonte: WABetaInfo.

