Neste sábado (5), os pilotos da Fórmula 1 retornaram ao traçado de Silverstone para a sessão de classificação. Como já vimos ao longo das 11 primeiras corridas, a posição de início pode refletir muito no resultado final da etapa. Max Verstappen fez uma volta voadora no fim da sessão, assumindo a pole e tendo Oscar Piastri e Lando Norris logo atrás.
As duplas da Alpine e da Sauber foram as primeiras a irem para a pista, mas os primeiros melhores tempos ficaram com Oscar Piastri, Max Verstappen, Fernando Alonso, Lando Norris e George Russell entre os cinco primeiros.Faltando oito minutos para o fim da sessão, Franco Colapinto rodou na curva Club e até conseguiu tirar o carro da brita, levantando muita poeira, mas o argentino não conseguiu retornar aos boxes e foi acionada a bandeira vermelha, parando o cronômetro em seis minutos e 49 segundos.
Depois dos comissários terem limpado a pista, a McLaren optou por retornar com um jogo de pneus já usado, pensando em manter mais opções para o Q3. E, como a previsão avisada, algumas poucas gotas de chuva começaram a cair na saída dos boxes. Lewis Hamilton chegou a avisar que a pista estava um pouco mais escorregadia do que antes, mas ainda não o suficiente para exigir os pneus de chuva.
Gabriel Bortoleto e Nico Hulkenberg não conseguiram se encaixar para o Q2, o brasileiro 'perdeu' a posição depois que Carlos Sainz e Pierre Gasly finalizaram suas voltas.Colapinto, Hulkenberg, Lance Stroll, Bortoleto e Liam Lawson foram eliminados ainda no Q1.
Importante ressaltar que Bortoleto bateu durante o TL3 e quebrou a suspensão, sendo obrigado a trocar diversas peças e usar o assoalho antigo para a classificação.

