image

image
Obrigado pela visita! volte sempre..

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

Brasil pode taxar Instagram, Google, Facebook, Amazon e outros serviços

O governo brasileiro estuda taxar empresas de tecnologia como Amazon, Facebook, Instagram, Google e Spotify. O motivo dos novos impostos seria uma retaliação aos Estados Unidos, que estuda e deve aumentar em até 25% os impostos cobrados pelo aço e alumínio importados de outros países.

O Brasil pode “retrucar” a taxação porque é o segundo maior exportador de aço para a nação da América do Norte. Segundo levantamento do Poder 360, mais de US$ 6,3 bilhões (cerca de R$ 36,2 bilhões) em produtos de ferro, aço e alumínio saíram dos portos brasileiros em direção aos EUA em 2024.

Uma das propostas é que os serviços digitais que funcionam no Brasil passem a pagar a “digital tax”. Os representantes do governo brasileiro entendem que essa seria uma alternativa viável porque vários motivos, sendo um deles o fato de que países da OCDE já estão implantando a medida.

Além disso, autoridades do país já estão debatendo o imposto há algum tempo – o ministro da Economia, Fernando Haddad, já havia falado sobre o tema em 2023 – e o digital tax não prejudicaria a indústria nacional.

Uma fonte ouvida pela Folha de São Paulo exemplificou que o imposto seria interessante para serviços como o Spotify. De acordo com a pessoa ouvida pelo jornal, o Spotify não paga nenhum imposto no Brasil.

A definição ou não da alta dos impostos sobre o aço e alumínio importado de outros países pelos EUA sairá ainda nesta segunda-feira (10). O governo brasileiro acompanha os desdobramentos da nova política de Trump para decidir se dará andamento ao digital tax.

.