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quarta-feira, 26 de outubro de 2022

EUA Grandes redes exibirão filme da Netflix com janela de 30 dias

Num movimento sem precedentes, grandes redes exibidoras dos EUA e do Reino Unido concordaram em exibir Glass Onion - Um mistério Knives Out, da Netflix, 30 dias antes de a comédia chegar à plataforma.

Tim Richards, CEO da Vue International, disse em entrevista ao Deadline que a decisão ocorre após anos de conversas para "encontrar um jeito de projetar em nossas telas os filmes de alta qualidade da plataforma", e surge justamente num momento em que o mercado de Hollywood sofre os impactos da diminuição no número de lançamentos.

O executivo disse ainda esperar que a Apple vá pelo mesmo caminho num futuro próximo.

Pelo acordo firmado, Glass Onion será exibido por uma semana nos complexos a partir de 23 de novembro, véspera do feriado de Ação de Graças. Depois disso, em vez de entrar diretamente na Netflix, como até então acontecia em casos pontuais, o filme ficará fora de circulação por três semanas antes de ficar disponível para os usuários do serviço de streaming.

Outras redes importantes, como AMC, Regal e Cinemark, também entraram no acordo para exibir sessões do longa de Rian Johnson, uma sequência do aclamado Entre facas e segredos, de 2019.

Adam Aron, presidente da AMC, vê o acordo inédito como uma possível "solução" para o "embate" entre streaming e cinema, afirmando que os dois setores devem passar a trabalhar cada vez mais juntos.

Já Mooky Greidinger, da Cineworld, foi ainda mais otimista em sua declaração: "Este experimento é um divisor de águas tanto para a indústria theatrical quanto para a Netflix, e pode pavimentar o caminho para parcerias ainda mais fortes no futuro, inclusive com produções de alto orçamento."

'Entre facas e segredos 2'

Glass Onion, que passou pelo Festival de Toronto e já assegura uma aprovação de 90% no Rotten Tomatoes, deve ser lançado em cerca de 600 cinemas nos EUA, um circuito notável para um filme da Netflix. Além disso, a janela de 30 dias pode incentivar espectadores a irem aos cinemas, ainda mais por se tratar de uma obra cercada de expectativas e protagonizada por um elenco de alto escalão.

O resultado será avaliado internamente, já que a Netflix, a princípio, não pretende divulgar os números de bilheteria.

A notícia surge em um momento um pouco melhor para a empresa. Ontem, em seu balanço trimestral, a plataforma relatou ter ganhado 2,4 milhões de novas assinaturas, o primeiro crescimento do ano.

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