Entre julho e novembro deste ano, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) fará uma pesquisa para conferir como anda a satisfação dos clientes e a qualidade dos serviços de telecomunicações. De acordo com o órgão, serão ouvidas cerca de 90 mil consumidores de todo o Brasil.
Realizada por telefone desde 2015, a pesquisa será composta por perguntas sobre satisfação geral com a prestação dos serviços e sobre a qualidade percebida pelos consumidores nas categorias de telefonia fixa, telefonia móvel (pré e pós), banda larga fixa e TV por assinatura — como oferta e contratação, funcionamento, instalação, reparos e atendimento.
Para sua segurança, a Anatel enfatiza que os pesquisadores só solicitarão informações para compor o perfil demográfico, ou seja, não serão pedidas informações sobre qualquer número de documento, código, senha, e-mail para contato ou endereço.
Além da coleta anual, o órgão também vai fazer no mesmo período uma pesquisa piloto para testagem de novo questionário para atualização dos temas a serem abordados a partir da edição de 2021.
Fonte: Anatel